Historiografias Periféricas em Perspectiva Global ou Transnacional: Etnocentrismo em Questão



"Historiografias Periféricas em Perspectiva Global ou Transnacional: Etnocentrismo em Questão" é o mais recente artigo publicado pelo historiador integrante do COMUM Thiago Nicodemo (UERJ), em parceria com os também historiadores Mateus Pereira (UFOP) e Pedro Afonso (UNILA) na revista Estudos Históricos.

O trabalho procura tecer reflexões acerca da chamada "Global History" por uma perspectiva periférica, refletindo sobre seus desafios e possíveis limites, e acaba por ser uma importante contribuição para uma crítica ao eurocentrismo e à naturalização da globalização.

"O artigo discute questões teóricas na reflexão sobre a história da historiografia a partir das perspectivas global/transnacional. Examinando estudos de historiografia em contextos distintos, pensando em particular a partir dos estudos subalternos e dos estudos pós-coloniais, o artigo pondera o problema do uso de uma concepção de história e de historiografia gerada na Europa como base para um reflexão global. Indagando as formas como essa prática historiográfica de matriz europeia viajou e foi apropriada em diferentes contextos, nossa pesquisa procura explorar as possibilidades de pensar a dinâmica centro-periferia para a produção do conhecimento histórico. Concomitantemente, o artigo estuda uma questão relevante colocada, em especial, pela história da historiografia preocupada com tradições periféricas: como pensar representações do passado não-ocidental (como as de culturas indígenas) dentro da história da historiografia, ou em relação a esta, sem estabelecer uma hierarquia de saberes que atribua à concepção europeia de história um "privilégio epistêmico", nos termos do historiador indiano Sanjay Seth."

O artigo pode ser baixado e visualizado aqui: 
https://www.academia.edu/32514960/Historiografias_Perif%C3%A9ricas_em_Perspectiva_Global_ou_Transnacional_Eurocentrismo_em_Quest%C3%A3o

Comentários

Postagens mais visitadas